sábado, 29 de dezembro de 2012

Valor da Santa Missa


É o acto maior, mais sublime e mais santo que se celebra todos os dias na terra.
No mundo não há nada mais sublime que Jesus Cristo, e nada mais sublime em Jesus Cristo que o seu Santo Sacrifício na Cruz, actualizado em cada Missa, uma vez que a Sagrada Eucaristia é a renovação do Sacrifício da Cruz.
Missa. Última Ceia e Cruz, são um mesmo Sacrifício.
«Aquele que devotamente participa numa Missa na graça de Deus tem mais merecimento do que se tivesse dado todos os seus bens aos pobres» (São Bernardo).
«Ouvir uma Missa ou dar uma esmola para que ela seja celebrada tem mais proveito do que deixar a celebração da Missa para depois da morte (Santo Anselmo).
«Para a remissão da culpa e da pena, isto é, para a remissäo dos pecados, tem mais valor ouvir uma Missa do que todas as orações do mundo» (Papa Eugénio III).
Com a Missa presta-se a Deus mais honra que a que Lhe podem tributar todos ós Anjos e Santos no Céu. Isto porque o tributo dos Anjos e Santos é uma honra prestada por criaturas, enquanto na Missa é o próprio Jesus Cristo que se oferece,
prestando uma Honra Infinita (Santo Afonso Maria de Ligório).
Na hora da tua morte, a tua consolação maior serão as Missas a que assististe durante a tua vida. Cada Missa que ouviste acompanhar-te-á ao Tribunal Divino e defender-te-á para que alcances o Perdão.
Com cada Missa podes diminuir o castigo temporal que terás de pagar pelos teus pecados, na proporção do fervor com que as ouviste.
Santa Teresa suplicava um dia ao Senhor que lhe indicasse o modo como poderia pagar todas as graças que tinha recebido. E o Senhor respondeu-lhe: «ouvindo uma Missa».
«Todas as boas obras do mundo juntas não equivalem ao Santo Sacrifício da Missa, porque são obras dos homens, enquanto a Missa é obra de Deus. Na Missa, o próprio Jesus Cristo, Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, oferece-se ao Pai para remissão dos pecados de todos os homens e ao mesmo tempo presta-lhe uma Honra infinita» (Santo Cura de Ars).
O Calvário foi o primeiro Altar, o verdadeiro; por isso, todo o Altar se converte no Calvário.
Cristo oferece-se ao Pai Eterno todos os dias na Santa Missa pela salvação dos homens, pela salvação de todo o mundo; vamos deixá-Lo sozinho nesse Sacrifício?
Procuremos a meia hora diária para nos unirmos a Jesus na Santa Missa, para adorar o Pai e prestar-Lhe a honra que Ele merece, para Lhe dar graças por tantas bênçãos que nos deu, para aplacar a sua ira provocada por tantos pecados e fazer-Lhe a Reparação por esses pecados e implorar graças e misericórdias para todos os homens do mundo, enfim, para engrandecer o Céu e tomar mais Gloriosa a Paixão de Cristo.
Tu, que tanto gostas de fazer o BEM, vais deixar passar em claro a ocasião de diariamente te unires à obra maior que se realiza na terra pelo próprio Cristo?
Lê, pensa e medita muitas vezes neste CONVITE do Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário